Artigo de alunos do LaPSE ganha prêmio no IMOC

logoArtigo de estudantes do LaPSE é premiado na conferência IMOC 2015 (International Microwave and Optoelectronics Conference) em segundo lugar dentre os melhores artigos de estudantes (best student paper award).

O artigo é oriundo de uma colaboração do laboratório com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), instituição independente localizada em Campinas, SP. Tem como autor principal o estudante de doutorado Ilan Sousa e, como co-autores, os estudantes Igor Freire (mestrado) e Brenda Vilas Boas (graduação), além do orientador Aldebaro Klautau e do líder técnico de projeto do CpQD, Jackly D. Reis.

O trabalho propõe uma arquitetura inovadora para conversão de frequência de amostragem com fatores fracionários, tendo em vista que para muitos sistemas é preferível ou necessário prover sobre-amostragem fracionária para atingir taxas de símbolo mais elevadas e compatibilizar com requisitos de conversores analógico-digitais (ADs) ou digital-analógicos (DAs). A arquitetura proposta é capaz de atingir níveis de paralelização suficientemente altos a fim de permitir que implementações em hardwares de clocks relativamente baixos (como FPGAs) possam processar amostras e repassar a ADCs operando em taxas compatíveis com comunicações óticas (e.g. 400 Giga-amostras/s). A fim de ilustrar a proposição, o trabalho avalia os recursos utilizados por duas famílias de FPGAs para se implementar a arquitetura em um sistema ótico de alta eficiência espectral para super-canal ótico de 400G.


IMOC 2015 Best Student Paper Award winners:
1) David Schöniger (Technische Universität Dresden, Germany), A High-Speed Energy-Efficient Inductor-Less Transimpedance Amplifier with Adjustable Gain
for Optical Chip-to-Chip Communication.
2) Igor Freire (Federal University of Pará, Brazil), Parallel Polyphase Filtering for Pulse Shaping on High-Speed Optical Communication Systems.
​​3) Alena Shchelokova (ITMO University, Russia), Annular Wire Metamaterial Resonators for Magnetic Resonance Imaging.
Congratulations!
Joaquim Martins Filho
Prof | Federal University of Pernambuco | Recife, Brazil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s