Voluntários para o projeto CELCOM

O Grupo CELCOM do LaPS vem usando software defined radio com a ambição de levar telefonia móvel a áreas ruais da Amazônia, chegando a lugares onde a densidade demográfica e poder aquisitivo não são atrativos para grandes operadoras, sendo assim necessário algum subsídio seja do governo, empresas ou ONGs aliado ao know-how do LaPS para que essas pessoas tenham os benefícios de uma telefonia.

Itabocal4
Torre para possível instalação de uma estação de rádio para telefonia móvel

Vivendo em uma cidade com grande cobertura de telefonia móvel e fácil acesso a serviços podemos acabar subestimando a utilidade e necessidade de um telefone móvel. Imaginemos por exemplo uma pessoa que mora na zona rural de uma cidade do interior a uma distância de 5 quilômetros da sede e que o acesso da sede para a capital depende de um barco. Agora imaginemos que essa pessoa que mora na zona rural se acidente (uma mordida de cobra por exemplo), primeiramente ela teria que chegar na sede da cidade e só então providenciar transporte para a capital. Suponhamos agora que a pessoa pudesse avisar a sede que está acidentada, dessa forma o transporte poderia ser providenciado imediatamente diminuindo o tempo de espera e talvez até salvando uma vida. Podemos imaginar muitas outras situações onde essa telefonia que nos é tão natural poderia mudar a vida de outras pessoas.

Estamos então anunciando a abertura de vagas para voluntários no CELCOM, alunos das Faculdade de Engenharia de Computação e da Faculdade de Engenharia Elétrica estão convidados a fazer parte do projeto. Estamos focando em qualquer aluno que tenha vontade de ajudar e aprender, mesmo calouros, pois existem atividades que não exigem grande conhecimento técnico como por exemplo testar a cobertura do serviço até atividades mais complexas como desenvolver uma ferramenta para gerenciar a estação de celular. Dentro do projeto são desenvolvidos vários treinamentos que também ajudarão os voluntários a evoluir e aplicar os conhecimentos adquiridos em seus cursos.

Essa oportunidade é importante principalmente para iniciantes do curso pois é inspirador ver os conhecimentos da sala de aula aplicados tão de perto, além de poder se beneficiar do know-how do ambiente do LaPS. As atividades do projeto se bem desenvolvidas podem gerar créditos para disciplinas de extensão dos cursos e até mesmo trabalhos de conclusão de curso, já que é saudável pensar desde cedo em seu projeto final de graduação.

Durante o projeto seus desenvolvedores irão se familiarizar com ferramentas como: Gnu Radio, Universal Software Radio Peripheral (USRP), OpenBTS, Asterisk, Coruja ASR, Python, Matlab, Node.js e AngularJS uma pesquisa no Google por esses nomes podem ajudar em um overview.

Interessados podem passar no laboratório até a próxima semana entre as 10:00 e 16:00, escrever para pedro@ufpa.br e se inscrever no grupo de discussão do CELCOM http://groups.google.com.br/d/forum/lapscelcom.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s